No
evangelho, com exceção de alguns episódios, os relatos em que Pedro
aparece ocupam um lugar importante, tendo grande semelhança em Mateus,
Marcos e Lucas, e mesmo de João. Entre as semelhanças e detalhes
característico de cada Evangelista ao relatar os episódios, temos como
certo que não se chamava Pedro, mas Simão, em grego, ou Simeão, em
aramaico. Ao tomarmos como referência os quatro evangelhos, unânimes
nesse ponto, esse nome lhe foi dado por Jesus. Era um novo nome, que até
então parecia não ter sido dado a ninguém.
Entretanto, os evangelistas situam em diferentes contextos a imposição desse nome por Jesus:
- em Mateus, é no momento da confissão de fé em Cesaréia(Mt 16,18);
-
em Marcos e Lucas, tudo indica ser por ocasião da instituição do
Doze(Mc 3,16; Lc 6,14). Porém é bom notar, desde o episodio da pesca
milagrosa, ele já tratado no Evangelho de Lucas, como Simão Pedro(Lc
5,8);
- em João, é no momento do primeiro encontro às margens do Rio Jordão(Jo1,42).
A diversidade de contextos em que se vê Jesus dar a Simão seu novo
nome,”Pedro”, indica que esse fato era bastante conhecido dos primeiros
cristãos, mas que por alguns fatores, talvez se tenha esquecido sua
circunstâncias exatas, conservando apenas o núcleo central do episódio,
que é a clara mudança do nome de Simão para Pedro. O fato é que o
cognome dado por Jesus a Simão se propagou na tradição oral impondo-se
aos outros nomes. Nas cartas de Paulo, mais antigas que os evangelhos, a
transcrição aramaica de “Pedro” – Cefas – tornar-se-ia a maneira
habitual de designar o “primeiro” dos discípulos. Era conhecida a
importância de Pedro e sua ligação privilegiada com Jesus nas primeiras
comunidades Cristãs, já que sabia que a mudança de nome na Bíblia é
sempre sinal de eleição divina.
Pelo
fato de Simão ter grande relevância em alguns relatos e seu nome ser
descrito por vezes de forma diferente, sendo que se faz referência à
mesma pessoa, por parte muitos surgiu uma confusão quanto ao nome,
confusão esta que buscarei esclarecer mostrando o significado de cada
nome.
Simeão? Simão? Pedro? Cefas?
Simeão
era o nome aramaico daquele que Jesus chamará por “Pedro”. Encontramos
esse cognome apenas na boca de Tiago, “o irmão do Senhor”, por ocasião
da Assembléia de Jerusalém(At 15,14), e na segunda carta cuja autoria é
atribuída a “Simão Pedro”, servo e apóstolo de Jesus Cristo”( 2Pd 1,1).
Para uns, Simão
seria a versão grega de Simeão; para outros, é um nome genuíno. Pedro é
assim nomeado 46 vezes nos evangelhos e somente quatro vezes nos Atos
dos Apóstolos(At 10-11).
Cefas
é o “novo nome” dado por Jesus a Simão: ele vem do aramaico Kêphâ; é,
na origem, um nome comum que significa “pedra”, “rocha”. Ele aparece
somente uma vez nos evangelhos(Jo 1,42), ao passo que se encontra 8
vezes nas cartas de Paulo(1 Cor 1,12; 3,22; 9,5; 15; 5; Gl 1,18;
2,9.11.14), sinal de seu uso freqüente desde os primórdios da Igreja.
Pedro(Petros)
é a tradução grega de Cefas. É a forma mais corrente nos evangelhos(95
vezes), nos Atos(56 vezes), em Paulo(2 vezes) e nos endereçamentos das
epístolas de Pedro(2 vezes).
Simão Pedro:
somente João utiliza correntemente esta dupla nomeação(17 vezes).
Marcos jamais utiliza; Lucas e Mateus utilizam-se uma vez(Lc 5,8; Mt
16,16).
Em
algumas vertentes protestantes, se diz que o nome atribuído a Simão
Pedro(“Rocha”) é uma invenção criada por parta da Igreja Católica. Como
percebemos, é perfeitamente coerente a exegese Católica quando ensina
que Pedro recebe de Cristo um novo nome, em vista de uma missão cuja
realização é acompanhada sempre de uma promessa que ultrapassa a pessoa a
quem se a dá. No caso, a missão de Pedro e seus sucessores é firmar os
filhos da Igreja na fé, como uma rocha que resiste a séculos de
mudanças permanecendo firme sem ser abalada.
Publicado originalmente em http://www.paraclitus.com.br/2013/magisterio/papado/sao-pedro-rocha-que-firma-igreja-fe/#
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