terça-feira, 30 de setembro de 2014

O Rosário e os frutos do Espírito Santo




( palestra proferida no retiro do Terebinto - Brasília 2014)

 Iniciemos essa reflexão pela leitura do Evangelho de Jo 15,12-17.

12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. 17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

Deus é amor... O Espírito santo é o puro amor de Deus. Ele está em nós pelo batismo.

 

                Toda a história da nossa salvação é direcionada pelo Espírito Santo. Desde a criação do mundo até a vinda de Jesus ( sua concepção, seu nascimento, sua vida, morte e ressurreição).
                Ele direcionou Abraão, Moisés, reis, Profetas e todos aqueles que deixaram ser tocados pelo Amor de Deus.
                Maria foi aquela que teve uma intimidade mais profunda com o Espírito Santo.
                Quando rezamos o Rosário relembramos todo o amor de Deus pela humanidade e deixamos que esse amor se manifeste em nós e nos transforme. 
                Precisamos ter consciência dessa transformação que o Espírito Santo tem realizado em nós pelo Rosário. Ele é dom gratuito de Deus. O Espírito Santo nos capacita na missão do Terebinto e faz com que produzamos muitos frutos.

O que e quais são os FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

Catecismo da Igreja Católica Nº1832- pág.493

1832. Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós, como primícias da glória eterna. A tradição da Igreja enumera doze: «caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade» (Gl 5, 22-23 segundo a Vulgata).

AMOR- É o amor divino para com a humanidade perdida. É imutável, sacrifical, espontâneo. Nos leva a amar até os próprios inimigos.

ALEGRIA- É o amor exultante. É a alegria constante na vida do crente, decorrente do seu bem estar com Deus. Este amor se manifesta inclusive nas tribulações.

PAZ- A paz é o amor em repouso. É uma tranquilidade íntima e perfeita independente das circunstâncias,
Podemos desfrutar da paz em três sentidos: paz com Deus, paz com o próximo e paz interior.

LONGAMINIDADE / PACIÊNCIA- É o amor que suporta a falta de cortesia e amabilidade por parte do outro.
É a paciência contínua.

BENIGNIDADE- É a forma de amor compassivo e misericordioso. É a virtude que nos condiciona a sermos gentis para com os outros expressando ternura, compaixão e brandura.

BONDADE- É a prática do bem. É o amor em ação. É ser uma benção para o outro e alcançar o favor de Deus para  ele.

- Não é apenas crer e confiar. É também ser FIEL e HONESTO, pois Deus é fiel. É o amor em sua fidelidade a Deus.

MANSIDÃO- Virtude que nos torna pacíficos, com serenidade e brandura diante de situações irritantes, perturbadoras e desagradáveis .

TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)- Deus respeita nosso livre arbítrio e por isso não nos domina, mas nos guia na verdade.
Funciona como um freio para dominarmos as paixões da carne. É o domínio próprio que nos aperfeiçoa em santidade, por isso precisamos cultivá-lo.

A Bíblia fala de diferentes níveis de frutificação:

Produzir frutos: Jo 15,2a
Produzir mais frutos: Jo 15,2b
Produzir muito fruto: Jo 15,5-8
Produzir fruto permanente: Jo 15,16

Todos nós que temos aliança com Deus fomos designados a dar frutos no Espírito Santo. O caminho para a frutificação é ser sensível a voz do Espírito Santo como Maria o foi. Como disse Jesus ”- Sem Ele nada podeis fazer,,,”

Questionamentos ( Reflexão):

-ESTOU DEIXANDO O ESPÍRITO SANTO PRODUZIR ESTES  FRUTOS EM MIM?

-AS PESSOAS PERCEBEM ESTES FRUTOS EM MINHA VIDA?

Vamos retomar a palavra em   I Coríntios, Cap.13:

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. 2 Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. 3 Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! 4 A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. 5 Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. 6 Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. 9 A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. 10 Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. 11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. 12 Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. 13 Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.


O Rosário é um exercício de fé onde experimentamos o melhor de Deus pelas mãos de Nossa Mãe Santíssima. Que ela interceda sempre por nós e nos ajude a caminhar e a produzir frutos permanentes pelo Espírito Santo.

 Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário